Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Tenho muito tempo"


“Tenho muito tempo”


Hoje, a seguir ao trabalho, com o sol já a alaranjar o céu, decidi ir fazer uma pequena caminhada pela bela cidade de Tomar, respirando o ar fresco do parque, e retomando o fôlego para o resto do dia.
Neste meu agradável passeio, cruzei-me com duas pessoas (muitas, mas duas em particular), um senhor com os seus 70 anos a fazer transações no multibanco, e um jovem de vinte e tantos à espera. Nisto, o senhor mais velho olha para trás e vê o moço ali à espera, pelo que decide ceder-lhe a vez para depois continuar as suas transações na referida máquina. O rapaz, ainda que feliz pelo gesto, diz “temos tempo, temos tempo” e o senhor responde “Eu tenho muito tempo, muito tempo”, com o sorriso de quem sabe dar valor a esse tempo.
Eu sorri também, de mim para comigo. É tão raro e sabe tão bem ouvir alguém dizer que tem muito tempo. É que até mesmo os que o têm tendem a andar agitados na ilusão da pressa, por mero hábito. Precioso este momento. Sim, eu também tenho tempo, ainda que por vezes me esqueça de lhe dar todo o valor que ele merece. Grata.
Segui o meu caminho, apreciando os encantos do jardim, do rio, dos patos brincando com a cascata que se precipita, borbulhando pelo açude abaixo, e eis que recebo a “cobertura para o meu bolo”, já de si delicioso. Uma querida amiga manda-me uma mensagem dizendo que tem excedente de mel e que me quer oferecer uns 3 ou 4 frascos, para partilhar ainda com uma outra amiga. Sorrio, novamente encantada. Um presente docemente especial, sem dúvida.
Olho para o meu dia e vejo que sucessivamente escolho suavidade, nas minhas interações, nos caminhos por onde passo… e recebo-a a triplicar. Vale a pena simplificar, suavizar e saborear os doces momentos do tempo que se nos oferece intacto, disponível para ser usado da melhor forma possível, se conseguirmos escolher.


3 comentários:

  1. "Tenho todo o tempo do mundo..."
    Esperarei por uma "fatiazinha" de bolo...bem refastelada na minha "barca aluada", de mil e uma estrelas, neste espaço cósmico do "InPassion"...

    Artemis

    ResponderEliminar
  2. Temos tempo:) gostei*....tempo para tudo!!!

    Magic kiss
    Sal

    ResponderEliminar