Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pensar Positivo?... Ou SER POSITIVO?


Pensar Positivo?... Ou SER POSITIVO?


Amigos, cá estou de novo. Muito se fala sobre o pensamento positivo, sobre como pode transformar as nossas vidas, sobre como nos beneficia a saúde pensar positivo, sobre como muda o ambiente à nossa volta… Enfim, um verdadeiro elixir de vida, o pensamento positivo.
Até aqui completamente de acordo.
Mas até que ponto é que sobrepor pensamentos positivos a pensamentos negativos realmente funciona?
Partilho o meu ponto de vista e experiência pessoal nesta matéria, fruto do meu trabalho de Integração quer a nível pessoal, que com todos aqueles com quem tenho trabalhado ao longo dos anos a nível individual e colectivo.
Tanto quanto sei, quando se cobre uma mesa com uma toalha a mesa continua a ser uma mesa e a toalha, uma toalha. O mesmo se passa quando se enterra qualquer coisa não biodegradável. Debaixo da Terra a coisa continua lá indefinidamente. Apenas não se vê. É como a mesa. E a mesa, por exemplo, ainda que não se veja, continua a servir o seu propósito de mesa.
Onde é que quero chegar com esta conversa de mesas e coisas enterradas? É que não vale a pena tapar o sol com a peneira. Nada muda, apenas parece. E o que parece não é. É ilusório, fictício e irreal.
O mesmo se passa com a técnica de substituir pensamentos negativos por positivos, assim como quem cobre a mesa com uma toalha. Fica mais bonitinha, mas continua a ser uma mesa!!! Os pensamentos negativos também ficam mais bonitinhos, mas debaixo dos positivos continuam a ser o que são: pensamentos negativos. De que vale forçares-te a pensar positivo se não acreditas realmente que assim é?
Ok. Não estou a deitar por terra a eficácia da hipnose e da programação mental. Aliás, funciona tão bem que viemos a acreditar num monte de coisas que nem sequer questionamos. Todos nós sem exceção. Verdades feitas que “toda a gente sabe que são assim”, coisas que nos ensinaram que são assim “porque são assim” etc etc. A consciência de massas é isto mesmo: um grande caldo de programação mental e hipnose comum. Por isso funciona, sim, e muito bem!
A minha questão é, afinal quem é que manda na tua vida, nos teus pensamentos, nas tuas crenças, nos teus valores, em quem és?
É que sobrepor pensamentos positivos aos negativos não passa de mais do mesmo. Estás a fazê-lo porque te disseram que é bom assim, que funciona, que vai mudar a tua vida… É um processo de auto-hipnose.
Mas… e TU? Em que é que TU acreditas? O que é que TE serve? O que é que TU escolhes?
E se de cada vez que tens um pensamento negativo olhasses para ele e te questionasses que propósito serve na tua vida presente? Se ainda necessitas dele? Se poderias viver sem ele? Se o olhasses de frente, aceitasses que lá está e definisses por ti mesmo/a que já não te serve por este ou aquele motivo? Se em seguida o convidasses a diluir-se na tua Consciência Expandida, na tua Essência, diria – no lago de quem REALMENTE ÉS?
O que é que acontece depois disso? O pensamento e respetivo aspeto da tua personalidade que cria tal pensamento desapareceu, foi-se, eclipsou-se, não existe mais. Nesse caso não é preciso sobrepor-lhe nada. Apenas fica mais e mais espaço vago para seres realmente positivo/a, à medida que vais tomando consciência de ti e fazendo escolhas claras sobre que crenças te servem e não servem, que padrões te servem e não servem, que hábitos te servem e não servem, que ideais te servem e não servem…
De início dá mais trabalho, é certo. Mas requer menos esforço, com toda a certeza. Porque não estás a varrer o lixo para debaixo do tapete da positividade, estás a aspirá-lo para o teu vasto contentor de reciclagem interna e a tomar as rédeas de tudo em ti e a entregar-te mais e mais à tua Essência. Esta, por seu lado, sabe naturalmente o que é ser positivo/a, sem ter que pensar sobre o assunto. É algo natural. Não requer moralidade. Requer mesmo é autenticidade… e coragem para olhar de frente o “monstro papão” da negatividade. Não morde, nem te pode destruir. Afinal de contas são só pensamentos, crenças, programações… tuas! E eventualmente de toda a sociedade onde habitas e foste criado/a.
E depois aquela conversa de que o Universo não entende o “não” e por isso não se pode dizer “não”… Desculpem-me a franqueza, mas sejamos conscientes! Não importa tanto o que dizes, como aquilo em que acreditas!!! É certo que viver plenamente requer um amplo SIM à VIDA. É isso que se quer dizer com “o Universo não entende o “não” “. Não quer dizer que não uses a palavra “não” e te corrijas constantemente quando a pensas ou proferes!!! Quer dizer que olhes para o que negas na tua vida, para o que não deixas que se manifeste na tua vida, para o que não te permites receber, ser, amar!!! Não basta deixares de usar a palavra “não” e pronto, ficas positivo/a e tudo acontece de forma perfeita e positiva. Trata-se de por exemplo escolheres o que queres em vez de estares sempre a ver o que não queres. De seres o que és em vez de te estares a julgar pelo que não queres ser e assim sucessivamente. O não não tem a culpa de nada. O estado de negação interna é que inibe o fluxo natural da Abundância na tua vida. Por isso sugiro que deixes o não em paz e olhes para o que negas em vez :) Ah! O não até respira de alívio! Afinal não era o mau da fita! Hehe
Pensar positivo é algo que surge naturalmente à medida que vais integrando e diluindo a negatividade. Isto é, se o que realmente queres é ser positivo/a. Porque na verdade podes estar a pensar que é isso que queres porque se diz que é bom mas não ter ainda olhado para isso com muito afinco :)
Só mais um à parte. Quando se escolhe realmente diluir a negatividade escolhe-se sair dos padrões de drama e vítima. Há que decidir se é isso mesmo que queres para ti: viver sem dramas. Nunca mais ser a vítima. Enfim, olha para isso e decide :)




2 comentários:

  1. OH, Amiga, essa da "toalha e da mesa",é GENIAL!!! De facto, ou se É ou não É!!!

    D´ºa mesmo que pensar.... [cum caneco!!!]

    Artemis

    ResponderEliminar
  2. Até eu me espantei com o exemplo que brotou de algures nos mares da consciência! hehe

    ResponderEliminar