Translate

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Emoções

Emoções
 

Emoções. Empurram-nos. Puxam-nos. Levam-nos a reboque dos seus caprichos… se deixarmos.
Convido-te a ampliar a tua perspetiva e: a AMARES-TE <3

Cada emoção que te puxa para o desequilíbrio é uma auto-agressão que te leva a despender quantidades exorbitantes de energia que poderia ser-te muito mais útil na criação da vida que achas que queres. Digo “que achas”, porque se ainda estás a criar o oposto é porque na verdade é isso que ainda queres e não o que achas que queres (uma vida melhor, mais tranquila, mais harmoniosa e equilibrada…etc…etc…etc).
Como lidar então com as emoções que te afogam nos seus devaneios?

Primeiro: trata de ficar PRESENTE. Presente no Corpo. Presente em Ti. Presente Aqui. Presente Agora. Toma algumas respirações profundas e suaves (pelo nariz), até ao fundo da barriga, retornando ao teu centro. O teu centro situa-se exatamente no centro do teu corpo, no lugar a que se designa de centro de gravidade, algures abaixo do umbigo (o lugar exato varia de pessoa para pessoa). Permite-te ficar nesse centro e ganhar perspetiva. Permite-te sentir o conforto, a leveza e suavidade que aí existe. Permite-te receber o carinho de poder ficar no terno regaço da tua Essência, que aí habita. Permite-te perceber até que ponto estás/estavas dentro do corpo, fora do corpo ou nem dentro nem fora!

E as emoções?

Elas lá estão. Debitando os seus discursos. Tentando convencer-te da sua verdade. Tentando puxar-te para os seus jogos.

E tu? Tu ficas, quieto/a, calado/a, lá no teu centro, respirando. Sem lutar. Sem discutir. Sem tentar provar nada. Neutro/a. Em Compaixão por essas partes de ti. Mostrando-lhes que não vais mais jogar esse jogo. Mostrando-lhes o que ÉS. Mostrando-lhes onde estás e convidando-as a virem conhecer esse Espaço também – no teu centro. Sem empurrar. Sem forçar. Apenas ficando. Mostrando pelo exemplo. Com Aspetos (que são os que criam emoções em ti) não há conversas bem sucedidas. Podes no entanto ouvi-los, sem ir atrás deles. Deixar que se expressem, sem julgar, sem assumir uma posição, sem ter que responder. Apenas ficando, quieto/a, sereno/a, no teu centro. Gradualmente a emoção dilui-se nesse lago de Serenidade que ÉS. Desaparece. Deixa de ter propósito. Rende-se. E tu ficas mais e mais inteiro/a.


A isto chama-se largar o DRAMA e é assim. Simples. Experimenta… Com Amor.


2 comentários:

  1. Pois é Amiguinha!!!
    Estar PRESENTE, é Respirar o(s) Agora(s); É exponenciar a(s) experiência(s) do(s) Momento(s); É Simplesmente VIVER, a “Graça de Ser” , em PAIXÃO!!!

    Artemis

    ResponderEliminar