Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A Expressão do Ser Expandido


A Expressão do Ser expandido


"Diz um antigo texto de Yoga Vasishta que “o mundo é como uma cidade enorme, reflectida num espelho. Assim também, o universo é uma enorme reflexão do nosso ser na nossa própria consciência”.
Olhemos agora para o mundo actual. Os cientistas sociais afirmam que o nosso comportamento colectivo está a criar um ambiente insustentável devido ao esgotamento das reservas naturais, levando a efeitos devastadores como o efeito de estufa, a mudança dos ciclos climatéricos, com todas as consequências negativas sobejamente conhecidas. Á primeira vista estes eventos diferentes parecem não estar relacionados, mas na realidade estão. Resultam do nosso sentido restringido de Ser colectivo, surgem em sincronia. Os conflitos religiosos, a poluição, o terrorismo, a devastação do solo arável, as centrais nucleares, a toxicodependência, a extinção das espécies, a pobreza, o crime, as guerras, a indústria do armamento, as cheias, a fome, a existência de químicos perigosos na cadeia alimentar, tudo isto está relacionado.
Se cada um nós conseguisse aspirar à expressão do seu Ser expandido, e se pudéssemos partilhar uns com os outros o conhecimento de experiência do nosso Ser expandido, talvez conseguíssemos criar um ambiente baseado no respeito pela vida, restabelecendo o equilíbrio de toda a vida natural. Este ambiente transformado, resultaria por seu turno no co-surgimento simultâneo de eventos que espelhariam um mundo completamente novo. Neste planeta ideal encontraríamos paz de espírito, o senso de sagrado, parcerias económicas e prosperidade, indústrias energéticas eficientes e limpas, uma compreensão científica da nova realidade, um florescimento das artes e da filosofia, e uma verdadeira consciência da nossa unidade. Nesta sociedade entenderíamos com clareza que o amor é a força básica que move o universo."

Excerto de um trabalho intitulado "Programação Positiva" que fiz em 2004 para a cadeira de Psicossociologia no curso de Pós Graduação em Exercício e Saúde. Dez anos volvidos e acredito que SIM, tal como acreditava antes, é isso que me apaixona - Ser a expressão do meu SER expandido.. Será que somos capazes de algo sequer similar a isto, muitos e muitos de nós a expressar o seu Ser expandido?  Aqui fica o convite...

1 comentário:

  1. Ao Partilhares esse maravilhoso Sopro de "Ser a expressão do meu SER expandido...", o "in" do meu Ser amplia-se, partilhando a Alegria de Sentir essa extraordinária sensação de SeR_VIDA!!!
    Um Xi_Coração Expandido

    Artemis

    ResponderEliminar