Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Vida inteira... num dia



Hoje pela manhã, conforme respirava serenamente no silêncio compassivo do meu centro, dei-me conta de como cada dia representa em suma a vida inteira. Cada dia reserva a oportunidade de ser vivido de forma clara, simples, consciente, com cuidado nos pensamentos, palavras e atos, com gratidão por cada tudo que no todo de momentos unos nos abraça com o mesmo cuidado que lhe oferecemos, com atenção, leve no doce respirar do ar que nutre e embala.

Cada dia tem ciclos, como as estações que naturalmente se sucedem no contínuo mutável da Natureza. Tem momentos de ação e momentos de quietude, momentos para fazer e momentos para ficar. Tem momentos de interação e momentos de solitude, momentos criativos e outros habituais, momentos de cuidarmos de nós e momentos de cuidarmos dos outros. Tem picos e vales em que nem uns nem outros são necessariamente opostos.

Cada dia é especial por tudo o que permite, por tudo o que mostra e convida, por tudo o que é. E mesmo os dias que parecem nunca dever ter existido são dias úteis em algum sentido, que fazem parte do tecido completo que dia após dia se tece.

Cada dia oferece vias para novas escolhas, revisão, reciclagem e reutilização. Cada dia é, quando vivido plenamente, um completo bouquet de pétalas orvalhadas pelo encanto transparente do Agora.

Percebi que no seio da relatividade do tempo, o mais curto é um mero reflexo do mais longo... e ainda assim o oposto também, sem que nenhum deles possa ser mais importante que a atenção com que o vivo. Não é, pois, na quantidade de tempo que reside a sua dimensão, mas sim na consciência com que o permeio... vivendo inteira em cada sopro.

Onde escolho ficar... é o que define para onde vou, sem que de todo importe...


Se agora, de repente, escolhesses viver cada dia com a mesma total importância que dás eventualmente à vida inteira, algo mudaria no teu pensar, no teu falar, no teu fazer?






Sem comentários:

Enviar um comentário