Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Saber sem ter que Conhecer

Existem algumas diferenças fundamentais entre a Sabedoria da Essência, geralmente chamada de Voz do Coração e o Conhecimento da Mente ou Personalidade.

Uma delas é que a mente depende da memória, é construída através do que apreendemos do mundo à nossa volta, dos outros que contribuem para a nossa educação, das situações que vamos vivenciando. Algumas dessas perceções e aprendizados são retidos, outros esquecidos, mas sempre armazenados num qualquer ficheiro, caso venham a ser necessários. A forma como são vistos é no entanto mutável, dependendo do nosso estado emocional no momento da criação da memória e, também, do nosso estado emocional aquando da sua recordação.

A Sabedoria da Essência, por outro lado, é não emocional e está permanentemente disponível, não precisando de ser retida pois não pode esquecer-se, uma vez que não depende da memória. Não é aprendida mas sim sabida. Por outras palavras, é algo que se sabe sem ter que ser explicável, mas que só pode ser sabido quando nos permitimos silenciar os ficheiros da memória e deixamos de ter que explicar tudo.

Talvez por isto tantos fujam da Sabedoria da Essência – é que uma vez aceite não há como apaga-la ou destrui-la, pois por ser intrínseca está para além do conhecimento. O facto de não poder ser apagada faz com que, quando sabida e não respeitada, cause tremendo desconforto e ao contrário dos eventos desconfortáveis apreendidos através do conhecimento, não pode ser ignorada ou armazenada.

O conhecimento da mente é póstumo. O da Essência ocorre apenas agora. Mas não se desvanece…

Quando se está a viver a partir da mente é possível prever resultados, porque todas as decisões da mente derivam do passado, logo os seus resultados são limitados ao que já ocorreu em combinações diversas.

Pelo contrário, quando se opta por viver a partir da Essência não há resultados específicos previsíveis, porque eles ainda não estão criados. Ainda assim há resultados seguros generalizados, como sejam a simplicidade, a harmonia, o equilíbrio, a compaixão…

Quando se decide tomar o caminho da Essência não se sabe nada de antemão mas vai-se apreendendo tudo à medida que se vai permitindo que ela mostre o caminho, vivenciando-a passo a passo. Sabe-se, em contrapartida, tudo o que é preciso saber a cada momento. Nem mais, nem menos.

Por isso é tão mais fácil tomar decisões a partir da mente. Há a ilusão de que se sabe alguma coisa, pois deriva da memória do que já foi aprendido. A mente vai querer sempre agarrar-se ao que já conhece por parecer mais seguro, sendo que ela é responsável por criar todos os mecanismos de proteção necessários à sobrevivência.


Confiar na Voz do Coração é deixar de ter que ser protegido por se estar inteiramente seguro 100% do tempo no sereno regaço da Essência que Sabe sem ter que conhecer, ainda que seja a mãe de todas as cores do Universo. 




Sem comentários:

Enviar um comentário